Filtro de Combustível

Filtros de combustível para veículos com injeção eletrônica

Devido à mudança do sistema carburado para sistema de injeção, o filtro passou a ser parte fundamental do sistema, já que a menor partícula existente no combustível pode originar desgaste elevado dos componentes do sistema de injeção de combustível.

Qual a finalidade do filtro de combustível?

Reter a passagem de contaminantes presentes no combustível, provenientes do transporte, estocagem e do próprio tanque do veículo, evitando a obstrução dos pequenos orifícios dos bicos injetores.

Portanto, o filtro de combustível protege os bicos de injeção e agregados extremamente sensíveis do sistema de alimentação do combustível.

Componentes do Filtro de combustível

Troca do filtro de combustível

O filtro de combustível deve ser trocado nos períodos recomendados no manual do proprietário do veículo.

A utilização do mesmo filtro de combustível, além do período recomendado, poderá provocar ineficiência na filtragem, ocasionando cortes do combustível, falhas no motor, parada do motor e desgaste prematuro de componentes como por exemplo a bomba elétrica de combustível.

A qualidade do combustível utilizado no veículo também influencia diretamente quanto à vida útil do filtro. Os sintomas, descritos acima, podem estar indicando a necessidade de troca do filtro de combustível.

Oriente o cliente quanto à importância da manutenção preventiva do sistema de alimentação de combustível para garantir a segurança de todos os ocupantes do veículo e preservar a vida útil do motor.

O que acontece quando o filtro de combustível está saturado?

Ocorrem os seguintes sintomas:

  • Falha no sistema de alimentação;
  • Desgastes prematuros dos componentes;
  • Mau funcionamento do motor, podendo inclusive bloquear a passagem do combustível ocasionando a parada do motor por falta do mesmo;
  • Danos à bomba de alimentação.

Fique atento a qualquer mudança de comportamento do motor. Caso algumas das anomalias acima sejam detectadas, troque imediatamente o filtro de combustível.

Manutenção correta

Embora a operação de troca do filtro de combustível seja simples, é importante verificar diversos fatores. Fique atento, por exemplo, à aplicação do filtro que será utilizado, que deve estar de acordo com o modelo, ano e motor do veículo.

Filtro de combustível

Fique atento aos seguintes detalhes

  1. Jamais execute “adaptações” ou “quebra-galhos”, pois a linha de combustível para o sistema de Injeção Eletrônica é sujeita à altíssima pressão por causa da bomba de combustível elétrica, o que pode gerar vazamento e ser fatal ao veículo e aos ocupantes.
  2. O filtro do combustível geralmente é posicionado externamente ao assoalho do veículo, próximo ao tanque do combustível, o que reduz a perda de carga da bomba elétrica, maximizando o desempenho deste componente.
  3. Certifique-se de dispor das ferramentas corretas e necessárias para a desmontagem e a remoção do filtro usado, pois há diferentes tipos de acoplamento.
  4. Tenha cuidado ao manusear combustíveis. Além do perigo de incêndios e explosões, eles são também substâncias tóxicas quanto à ingestão e ao contato com os olhos.
  5. Para sua segurança, somente efetue a troca do filtro de combustível com o motor frio.
  6. Funcione o motor e certifiquese de que não existem vazamentos.

Para o correto funcionamento do filtro de combustível, o mesmo deverá ser montado mantendo a direção de fluxo indicada no próprio filtro.

Siga as orientações quanto ao correto descarte do filtro de combustível usado.

Consequências de uma manutenção incorreta.

A falta de manutenção preventiva quanto à troca do filtro de combustível pode causar danos à bomba de combustível.

Além disso, a utilização do mesmo filtro de combustível por um período maior que o especificado, fará com que o filtro de combustível torne-se saturado, causando diversas anomalias no funcionamento do motor, conforme já citado anteriormente.

Os filtros de combustível recomendados pela GM oferecem alta eficiência na retenção de contaminantes e baixa restrição ao fluxo do combustível. Proporcionam uma combustão mais saudável, por meio da concentração de misturas otimizadas e não prejudiciais para o motor nem para o meio ambiente, possuindo alta resistência a pressões internas e à ropriedade de corrosão dos combustíveis.

Filtro de combustível GM

Dicas importantes

Antes de trocar o filtro de combustível devido à baixa pressão de combustível

  • Certifique-se de que os tubos de combustível não estão furados ou amassados;
  • Verifique, com auxílio de equipamento recomendado, a pressão de trabalho da bomba de combustível.

Em caso de vazamentos de combustível

  • Verifique se a posição de montagem está correta;
  • Verifique abraçadeiras, tubos e mangueiras;
  • Verifique fissuras (trincas) nos bicos do filtro.